top of page

Araucaria angustifolia

Colaboradora: Fabiane Fuentes

Classe: Coniferopsida

Ordem: Coniderae

Família: Araucariaceae

Espécie: Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze

Nome vulgar: Pinheiro-do-Paraná, Pinheiro-brasileiro

Local de ocorrência: Planta nativa do Brasil. Ocorre em regiões de altitudes acima de 900m, nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No CaVG: Pode ser encontrada na Floricultura e no Bosque.

 

Características: Árvore perenifólia, que varia de 20 a 50m de altura, com um tronco retilíneo de 90 a 180cm com uma madeira leve e macia, possui folhas aciculadas, coriáceas e glabras. A planta jovem possui forma piramidal, bem diferente da planta adulta. São dióicas, com as plantas femininas apresentando estróbilos conhecidos popularmente como "pinhas". As sementes ficam agrupadas e quando maduras podem chegar a 5kg.

 

Importância Ecológica e Econômica: Possui uma grande interação com aves e roedores, que por alimentar-se de suas sementes, acabam sendo importantes dispersores. Entre as aves são citadas a gralha azul, papagaio-do-peito-roxo, gralha-picaça, airus e tucanos. Já entre os roedores, cotias, pacas, ouriços, camundongos e esquilos). Suas sementes, conhecidas como pinhão, são muito utilizadas na culinária. 

 

Referências:

INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS. Disponível em: <http://www.ibflorestas.org.br/blog/pinheiro-parana/?gclid=CjoKEOjw3Le4BRDxx5bk4aDn9t4BEiQAfmxQGRPKj7MDDY34_9J_pvFAIXjX482rx3kvdjdFs6es8UaAttV8P8HAQ>

                                                                        

Imagens:

(Clique para ampliar a imagem)

 

bottom of page