top of page

Cycas revoluta

Colaboradora: Josiane Raquel Soares

Classe: Coniferopsida

Ordem: Coniderae

Família: Cycadaceae

Espécie: Cycas revoluta Thunb.

Nome vulgar: cica, sagu, palma-de-santa-rita, palma-de-ramos

Local de ocorrência: Esta espécie é originária da Ásia, mas atualmente é cultivada em todo o Brasil. Espécie nativa da Indonésia (Java) e do Japão. 

No CaVG: Um exemplar adulto é encontrado ao lado dos prédios verdes das salas de aula e exemplares juvenis em vasos e jardins da Floricultura.

 

Características:  A estrutura da planta parece com uma palmeira, o tronco é grosso e único, com folhas no seu ápice. Pode chegar a uma altura de 2m, com crescimento lento, de cerca de 4cm ao ano. As folhas são dispostas em coroa, são grandes, podendo atingir de 1,20 a 1,50m de comprimento por 15 ou 20cm de largura. Os folíolos numerosos são finos, rígidos e pontiagudos, podendo ser cortantes. A planta é dióica, onde a planta masculina possui estróbilos amarelados com cerca de 40cm de comprimento. E a planta feminina desenvolve no centro megasporófilos de coloração amarela alaranjada cobertas por uma penugem marrom, que são folhas modificadas produtoras de óvulos. As sementes produzidas apresentam coloração vermelha quando maduras.


Importância ecológica e econômica: Esta espécie tem importância ornamental. E dela é extraída uma farinha usada na alimentação humana. No entanto, o consumo desta farinha por longo tempo é perigoso, e costuma provocar intoxicação.  Deve-se tomar cuidado no cultivo desta planta em jardins que possuem animais, principalmente cachorros e onde crianças brincam, pois ela possui cicasina, uma substância que é carcinogênica, se administrada oralmente. Em caso de intoxicação os sintomas podem ser de anemia, depressão, gastroenterite, hemorragia, náuseas, coma, paralisia parcial e possivelmente morte. 


Referências:
Cultivando. Disponível em:< http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/cicas.html>.
Jardineiro.net. Disponível em:< http://www.jardineiro.net/plantas/cica-cycas-revoluta.html>

 

Imagens:

(Clique para ampliar a imagem)

bottom of page