top of page

Psidium cattleyanum

Colaborador: José Cesar Lazzari

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Myrtales

Família: Myrtaceae

Espécie: Psidium cattleyanum Sabine

Nome popular: araçá-amarelo, araçazeiro, araçá-do-campo, araçá-vermelho, araçá-doce, araçá-manteiga, araçá-da-praia, araçá-pera, araçá-de-coroa, araçá-rosa e araçá-de-comer.

Local de ocorrência: Planta nativa do Brasil, ocorre nos estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
No CaVG: pode ser encontrada em cultivo no pomar da fruticultura.

 

Características: Árvore de pequeno porte, podendo atingir altura máxima de 6m, com tronco tortuoso, liso e descamante. As folhas são coriáceas e glabras, com até 10cm de comprimento. As flores são solitárias, reunidas em inflorescências, de coloração branca brancas. Floresce de junho a dezembro. Os frutos amadurecem de setembro a março. Os frutos são bagas arredondadas, verdes ou amarelados (há variedades vermelhas), coroados pelo cálice persistente, de polpa suculenta esbranquiçada, semelhante a uma goiaba pequena e de sabor mais azedo.

Importância ecológica e econômica: A madeira do araçá é utilizada para fabricar cabos de ferramentas e também para fazer lenha e carvão. Seus frutos são de cor vermelha ou amarela, e podem ser consumidos in natura ou na forma de doces, geleias ou sucos. Possui grandes quantidades de vitamina A, B e C, além de proteínas e carboidratos. O óleo retirado de suas folhas é empregado como antidiarreico e antibiótico, por apresentar forte atividade contra bactérias. Suas raízes são utilizadas como diuréticas e antidiarreicas. O araçá pode ser utilizado também para a recuperação de áreas degradadas, pois tem crescimento rápido e atrai animais. Sua frutificação ocorre na primavera e no verão.

Referências: 
Jardineiro.net. Disponível em: <http://www.jardineiro.net/plantas/araca-psidium-cattleyanum.html>.
Mundo educação. Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/araca.htm>.

 

Imagens:

(Clique para ampliar a imagem)

bottom of page