top of page

Pinus sp.

Colaboradora: Taís Teixeira Rodrigues

Classe: Pinopsida

Ordem: Pinales

Família: Pinaceae

Espécie: Pinus sp.

Nome vulgar: Pinheiro

Local de ocorrência: Planta exótica. Sua área de ocorrência natural vai da região polar até os trópicos, englobando os continentes da Europa, Ásia, América do Norte e Central, não ocorrendo naturalmente na América do Sul.
No CaVG: É encontrado em diversos espaços, no Bosque, no caminho até a Agroindústria, próximo a cantina.

 

Características: São árvores de folhas perenes e resinosas. O tronco tem uma casca espessa, de cor castanha avermelhada, profundamente fissurada. As folhas são aciculares (forma de agulhas), de cor verde-escura, rígidas e grossas. O órgão reprodutivo masculino se chama estróbilo e está disposto junto às brotações. O órgão reprodutivo feminino (estróbilo), popularmente conhecido como pinha, se encontra geralmente em grupos de 2 a 4 unidades. Demora cerca de dois anos para amadurecer, quando as escamas se entreabrem, pondo em liberdade as sementes aladas para serem disseminadas a cerca de 50 metros da árvore mãe, apenas pela ação do vento.

Importância ecológica e econômica: A resina da planta é usada para a produção de breu (para elaboração de tintas, vernizes, laquês, sabões, colas, graxas, esmaltes, ceras, adesivos, explosivos, desinfetantes, isolantes térmicos, etc.) e terebintina (na elaboração de tintas, vernizes, corantes, vedantes para madeira, reagentes químicos, cânfora sintética, desodorantes, inseticidas, germicidas, óleos e líquidos de limpeza). Por ter fibras longas é bastante utilizado na produção de celulose para fabricação de papeis de qualidade superior e embalagens. Sua madeira é amplamente utilizada na construção civil e na indústria moveleira. No paisagismo é usada na arborização urbana de parques, praças e quintais. Também pode ser usada na fabricação de cabos de vassoura, palitos de fósforos, brinquedos, objetos torneados, paletes, bobinas, carretéis. 

Referências: 
Centro de Inteligência em Florestas. Pinus. Disponível em: <http://www.ciflorestas.com.br/texto.php?p=pinus>

Lenhas betinardi. Disponível em:<http://www.lenhasbetinardi.com.br/carregaPagina.php?link=5&sublink=9>

Portal florestal. Disponível em:< http://www.portalflorestal.com.br/portfolio/mudas-de-pinus-elioti-a-venda/>

 

Imagens:

(Clique para ampliar a imagem)

bottom of page