

Prunus persica
Colaborador: Thiago Abreu
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Espécie: Prunus persica (L.) Batsch
Nome vulgar: Pessegueiro
Local de ocorrência: Planta exótica. Sua origem é a China e o sul da Ásia. É uma espécie amplamente cultivada em nosso país.
No CaVG: É encontrado no pomar da Fruticultura.
Características: Árvore decídua com crescimento rápido, que pode atingir de 4 a 6m. Possui folhas alternas e serreadas. Flores roxas ou róseas. Frutos tipo drupa, pubescentes, comestíveis e com propriedades aperitivas e digestivas. Possui inúmeras variedades hortícolas.
Importância ecológica e econômica: A fruta é apreciada no consumo in natura ou em preparo como caldas, conservas, doces, cristalização, geleias, licores e sorvetes. O pêssego é uma fruta delicada, ou seja, no estágio de maturação é extremante susceptível a danos mecânicos, para isso é realizada a industrialização. Essa prática permite o aproveitamento e a degustação da fruta o ano inteiro. A indústria do pêssego é uma das industrias com maior capital de giro no Sul do Brasil. A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave. Tem como principal função ecológica, manter a biodiversidade, visto que a flor desta planta serve de alimento para polinizadores.
Referências:
Quinta pedagógica. Disponível em:<http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt/uploads/media/Ficha_tecnica_pessegueiro.pdf>
Imagens:
(Clique para ampliar a imagem)




