

Psidium guajava
Colaboradora: Gisele Borges
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Espécie: Psidium guajava L.
Nome popular: goiabeira
Ocorrência: No Brasil ocorre em todas as regiões.
No CaVG: É encontrado em cultivo no pomar experimental da fruticultura, ao lado da estrada de entrada ao Campus.
Características da espécie: A goiabeira é uma árvore de pequeno porte, que pode atingir de três a sete metros de altura. Suas folhas são opostas, com formato elíptico-oblongo e caem após a maturação. Os frutos da goiabeira têm tamanho, forma e coloração da polpa que variam em função da cultivar. A frutificação começa dois ou três anos após o plantio em local definitivo, dependendo, é claro, dos tratos culturais dispensados e formas de propagação.
Importância ecológica e econômica: A goiaba, além de possuir um baixo teor de calorias, sendo 58 calorias por 100 gramas do fruto, contém, ainda, entre 200 e 300 miligramas de vitamina C, o que a deixa em segundo lugar no ranking das frutas com maiores teores desta vitamina, tão importante para a saúde humana, perdendo apenas para a acerola e ficando à frente da laranja. O fruto dessa planta pode ser aproveitado de diversas formas: as polpas de fruta são usadas pelas indústrias de doces em massa, por sorveterias e confeitarias. A goiaba, também, é muito empregada nas indústrias de néctar, suco, refrigerantes, compota, biscoitos e muitos outros produtos, além de ser amplamente consumida como fruta seca e fresca.
Referências:
Psidium in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB24034>
Jardineiro.net. Disponível em:<http://www.jardineiro.net/plantas/goiaba-psidium-guajava.html>
Portal agropecuário. Disponível em:<http://www.portalagropecuario.com.br/agricultura/fruticultura/cultivo-da-goiaba/>
Imagens:
(Clique para ampliar a imagem)




