

Syzygium cumini
Colaborador: Volnei Zibetti
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Espécie: Syzygium cumini (L.) Skeels
Nome popular: jambolão, jamelão, jambo
Ocorrência: Originário da Índia, o jambolão adaptou-se muito bem às condições de solo e clima do Brasil, onde é considerada naturalizada.
No CaVG: Vários indivíduos desta espécie podem ser encontrados no Bosque.
Características da espécie: Árvore frondosa que pode chegar até 10m de altura. Apresenta folhas simples, opostas e elípticas. Inflorescência com numerosas flores pequenas e hermafroditas de cor creme. O fruto é de cor escura, variando entre o roxo e o negro, de forma ovóide, possui uma única semente e mede de 2 a 3cm de comprimento. O sabor é suave, adocicado, embora um pouco adstringente ao paladar.
Importância ecológica e econômica: A casca do jambolão, na forma de pó de decocção, é, popularmente, usado contra hemorragias, leucorreia e disenteria. O pó das sementes é usado no tratamento da diabete. A coloração dos frutos provoca manchas nas mãos, tecidos, calçadas e pinturas de veículos, tornando a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos. Essa mesma coloração que mancha dá importante função antioxidante ao fruto, isso porque possuem substâncias com potencial antioxidante, como flavonoides, taninos, antocianinas e outros constituintes fenólicos. A espécie cultivada como planta ornamental. Entretanto, a coloração arroxeada dos frutos provoca mancha nas mãos, tecidos, calçamentos e pinturas de carros, tornando-o pouco indicado para preencher espaços públicos. A árvore de jambolão tem grande valor na apicultura. As flores têm néctar abundante e são visitadas por abelhas (Apis dorsata) durante todo o dia.
Referências:
SIGRIST, S. Portal de Plantas Medicinais. 2013. Disponível em:< http://www.ppmac.org/?q=content/jambol%C3%A3o>
Imagens:
(Clique para ampliar a imagem)




