top of page

Solanum lycopersicum

Colaborador: Hugo Melo de Souza

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Solanales

Família: Solanaceae 
Nome científico: Solanum lycopersicum L. 
Nome popular: tomate, tomateiro 
Ocorrência: O tomate é originário da América do Sul e pesquisas apontam que já era cultivado pelos incas e astecas há cerca de 1300 anos. Bolívia, Chile, Equador e Peru destacam-se como centros de distribuição dessa hortaliça. 
No CaVG: É cultivada em períodos específicos, no momento encontra-se exemplares na Floricultura. 

Características da espécie: Ã‰ uma planta herbácea, de caule flexível, piloso, cuja arquitetura natural lembra uma moita, com abundante ramificação lateral. As folhas são alternas, incompletas (sem estípulas), sésseis, membranáceas, assimétricas, lobadas (margens crenadas), pilosas, discolores. Flores dispostas em cachos, pequenas e amarelas. Pentâmeras, dialissépalas e dialipétalas. Frutos de diversas cores, tamanhos e formas, dependendo da variedade. A planta possui pelos glandulares que emitem odor característico. 

Importância ecológica e econômica: O tomate é muito utilizado na indústria na fabricação de molhos ou concentrados. É uma das principais fontes de carotenoides, como o licopeno, que funciona como um agente antioxidante, diminuindo o envelhecimento das células e contribuindo para o aumento da função imunológica. Sabe-se também, que esta fruta também atua na prevenção de vários tipos de câncer, como o de mama, pulmão, esôfago e pele. O uso frequente do tomate só deve ser evitado quando houver casos ou evidências de taxas elevadas de ácido úrico ou cálculos renais. 

 

Referências: 
CURRENCE, T.M. Tomato breeding. I. Species, origin and botanical characters. Handbuch der pflanzenzuchtung, v.2, p.351-369, 1963. 
Info escola. Disponível em:< http://www.infoescola.com/alimentos/importancia-do-tomate/>. 
KARSBURG, I. V. et al. - Identificação Morfológica de acessos de Lycopersicon. Disponível em:<http://www.abhorticultura.com.br/biblioteca/arquivos/download/biblioteca/44_590.pdf>. 
Morfologia_das folhas. Colégio São Jorge. Disponível em:<http://csji.com.br/virtual/medio/page9/files/morfologia_folha.pdf>.

 

Imagens:

(Clique para ampliar a imagem)

bottom of page